Com a construção de edifícios cada vez mais altos, a importância dos elevadores aumenta nos condomínios. Eles são equipamentos essenciais para a rapidez e conforte no transporte de condôminos, sobretudo daqueles com dificuldade de locomoção (idosos, cadeirantes, gestantes). A conservação dos elevadores é, portanto, essencial para preservar também o bom funcionamento do condomínio.

Assim como qualquer outra máquina, os elevadores precisam passar por vistorias e manutenções periódicas que assegurem sua eficácia e segurança aos que o utilizam. Economizar nisso pode ser um erro grave – e potencialmente danoso – que pode gerar inclusive acidentes, cuja responsabilidade pelos mesmos recai sobre o síndico negligente.

O elevador geralmente dá sinais quando algo não anda bem e ignorá-los pode culminar em um acidente por vezes fatal. Desnível entre a cabine e o patamar do andar, solavancos como se estivesse “freando” ao longo do trajeto, estacionar entre dois andares, se mover com a porta aberta ou não abri-la quando acionado, são alguns dos “sintomas” que devem servir de desconfiança.

Observando qualquer um desses sinais, o elevador deve ser inativado e a empresa responsável pela manutenção deve ser convocada. Lembrando que todos os condomínios devem, por obrigação, possuir contrato permanente com empresa de manutenção de elevadores.

O síndico deve seguir corretamente o calendário de inspeções e manutenções. A vida útil, eficácia e segurança dos elevadores também depende do bom senso de seus usuários. Por isso, é válido chamar a atenção e tentar conscientizar os condôminos (principalmente crianças) quando ao uso adequado do equipamento. Seguindo as seguintes atitudes:

Utilize os botões de subida e descida dos pavimentos de forma adequada. Apertar várias vezes o botão não fará com que o elevador chegue mais rápido.

      1. É proibido brincar no elevador. O interfone, alarme ou outras peças do painel não são brinquedo e precisam funcionar quando alguém de fato precisar delas.

  1. Não é recomendado que crianças menores de 10 anos utilizem o elevador sem companhia de um adulto, já que em situações de emergência elas podem ter dificuldades para pedir ajuda.
  2. Parece ser uma orientação óbvia, mas sempre deve se verificar se o elevador está parado no andar antes de adentrá-lo. Pessoas distraídas podem cair no fosso por falta de atenção.
  3. Nunca ultrapasse o limite de indivíduos e de peso dentro do elevador.

5. Nunca interrompa o fechamento da porta com as mãos.