O mês de julho coincide com férias escolares e, nos condomínios, isso significa maior presença das crianças nos espaços comuns: áreas de lazer, playground, quadras, piscina e, consequentemente, um sobe e desce nos elevadores do prédio.
É válido lembrar que o uso dos elevadores como meio de transporte demanda cuidados, principalmente se leva pequenos passageiros! Precisamos ser justos e frisar que ao síndico cabe a obrigação para com a manutenção dos equipamentos prediais, mas aos moradores cabe o uso correto desses. Vistorias de checagem de funções, troca de peças desgastadas, revisão mecânica, revisão elétrica são funções que devem ser realizadas por técnicos responsáveis regularmente e o síndico deve ser cobrado por isso. No entanto, os condôminos também precisam fazer sua parte, usando adequadamente os elevadores.
Nesse mês de férias, o recado deve ser dado principalmente às famílias que possuem crianças, pois com frequência elas são responsáveis pelo uso incorreto dos elevadores, o que vem a interditá-los e demandar mais manutenções que de costume. Além disso, ressalta-se também os riscos que o próprio usuário corre, no caso a criança desacompanhada, ao utilizar o elevador incorretamente.
Portanto, algumas orientações devem ser passadas aos moradores com o intuito de informar e conscientizar quanto ao uso racional deste meio de transporte que tanto nos ajuda nos edifícios. Essas são algumas das precauções necessárias para a condução de crianças no elevador, lembrando que a companhia de um adulto é fundamental:
Lembre-se: o elevador é um meio de transporte, não é local para brincadeiras. Portanto, é proibido gritar ou pular dentro dele. Os saltos podem ocasionar a interrupção do trajeto.
Crianças com menos de 10 anos não devem utilizar o elevador sozinhas; elas devem estar sempre acompanhadas de um indivíduo adulto que se responsabilize.
O interfone é uma ferramenta essencial para comunicar-se com o lado externo, caso o elevador pare. Então, é terminantemente proibido que crianças brinquem com esse objeto tão importante.
Crianças devem ser orientadas a sempre se certificarem de que o elevador está nivelado com o andar antes de adentrar ou sair da cabine.
Não é permitido que se apertem todos os botões do painel de uma só vez. Além de atrasar a viagem – e com isso desperdiçar tempo e energia – a “brincadeira” pode danificar as teclas do painel e causar prejuízos.




