Dicas para garantir a segurança durante obras no condomínio

Dicas para garantir a segurança durante obras no condomínio

Obras estruturais mobilizam o condomínio e por isso os síndicos devem estar atentos aos cuidados para garantir a segurança de todos os moradores.

As obras no condomínio geram circulação de materiais e transporte de sucata e ferramentas, trabalhadores subindo e descendo pelas escadas e elevadores, entra e sai de fornecedores, peças e equipamentos, essas são algumas das preocupações que os síndicos devem se atentar na hora de organizar reformas.

Um ponto importante é contar com profissionais qualificados para fazer a avaliação da estrutura, contar com um engenheiro ou um arquiteto para analisar os trabalhos que serão feitos na estrutura. Para que as obras aconteçam sem maiores problemas, listamos algumas dicas para que os síndicos tenham em perspectiva na hora de planejar e implementar as reformas.

Nos casos de obras nos apartamentos, antes de qualquer reforma, o morador deve informar ao síndico, apresentar a ART que é um documento emitido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) que formaliza a responsabilidade do engenheiro ou arquiteto pelo projeto e pela execução da obra. Ela deve conter a descrição detalhada do que será feito, incluindo projetos estruturais, elétricos, hidráulicos, entre outros e o morador deve também informar quando tudo será realizado.

Sobre a entrada e saída de pessoas estranhas ao condomínio, uma das ações se refere à obtenção de lista com dados de todos os funcionários envolvidos em obras em condomínio. O documento deve reunir nomes das empresas e funcionários e número dos RGs. Durante o período das obras no condomínio, todos os sistemas de segurança da edificação devem permanecer em funcionamento. Se algum deles tiver que ser desligado, sistemas alternativos precisam ser previstos com antecedência

Se a obra comprometer alguma área de entrada e saída de moradores ou automóveis, o síndico deve contratar equipe extra de segurança de modo a não abrir nenhuma vulnerabilidade às pessoas e ao patrimônio. Há algumas etapas em obras que exigem o desligamento da energia elétrica. Lembre-se de avisar todos os condôminos com antecedência para que eles possam se organizar.

Mesmo tomando todas as decisões comentadas até aqui, o síndico deve  ter o cuidado de contar com um seguro para construções. O objetivo é que todas as obras em condomínio transcorram com segurança e de forma responsável.

O síndico não pode se esquecer de cancelar as autorizações para entrada e circulação de insumos ou prestadores de serviço da obra quando esta for encerrada. E de arquivar toda a documentação da obra, incluído o termo de encerramento das obras emitido pelo executante.