Nos últimos anos, os condomínios têm enfrentado desafios crescentes em relação ao fornecimento de energia elétrica. Interrupções no fornecimento como por exemplo a ocorrida recentemente no centro de São Paulo causando transtornos significativos aos moradores, afetando o conforto, a segurança do local, além do alto investimento na locação de grupos geradores devido a falta do fornecimento de energia por vários dias.
Os geradores desempenham um papel crucial na manutenção da operacionalidade e segurança dos condomínios. Em áreas propensas a quedas frequentes de energia ou em situações de emergência, os geradores garantem a continuidade de serviços essenciais, como elevadores, sistemas de segurança, iluminação e até mesmo o funcionamento de equipamentos médicos em caso de necessidade.
O síndico desempenha um papel central na decisão e implementação da instalação de geradores no condomínio. O Dr. Felipe Faustino, advogado especializado em Direito Condominial destaca que é fundamental que o síndico esteja ciente das necessidades e dos benefícios associados à instalação de geradores. Passos para instalação de geradores nos condomínios:
O síndico deve realizar um estudo de viabilidade para determinar a necessidade e adequação da instalação de geradores. Também avaliar a frequência de interrupções de energia, os serviços essenciais afetados e o impacto financeiro da instalação.
A instalação de geradores em condomínios vai garantir a segurança e conforto dos moradores por isso é sempre importante estudar a possibilidade. O síndico tem papel fundamental nesse processo, seguindo os passos adequados e obtendo o apoio dos condôminos, os condomínios podem garantir um fornecimento confiável de energia elétrica e aumentar a qualidade de vida de seus moradores, finaliza Dr Felipe Faustino.
Dr. Felipe Faustino graduado em Direito FMU, Pós-Graduado Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, especialista em Direito Condominial, em Direito do Trabalho, Direito Empresarial e Contratos