Estratégias e habilidades de comunicação são um diferencial na gestão deste importante cargo
No mês de novembro, condomínios do Brasil inteiro celebram uma importante data, dia 30 é comemorado o Dia do Síndico, o qual serve para destacar a relevância desta figura essencial na administração condominial e liderança em prol dos interesses coletivos. Parabéns, gestor, pela sua data!
Independentemente de ser um morador ou não, o síndico é um elo entre as queixas dos condôminos e a gerência burocrática e operacional. Para prover uma gestão eficiente e que ao mesmo tempo esteja em sintonia com as demandas da comunidade condominial, ele deve ter forte habilidade comunicativa e traçar estratégias nesse sentido.
Limites – Primeiramente, é preciso estabelecer regras. Nesse contexto, é válido lembrar que ser síndico não é sinônimo de estar sempre disponível. Talvez por inexperiência ou até por um excesso de boa vontade, é comum ver síndicos misturando horários e espaços da vida pessoal com as atividades do condomínio, recebendo ligações em horas inconvenientes, visitas de moradores em casa para ouvir queixas, mensagens no celular particular para agendamentos de salão de festa ou outros espaços, mensagens, fotos de equipamentos quebrados, etc.
Toda essa desorganização termina por gerar dois grandes problemas. O primeiro é um baixo índice de resolutividade, pois se as demandas não chegam por uma via adequada, não são devidamente registradas e processadas e, portanto, a chance de resolução diminui. O outro grande problema é a elevação do estresse e a carga mental à qual muitos síndicos estão hoje submetidos, por não saberem separar adequadamente ambiente doméstico e ambiente de trabalho.
Canais de comunicação – Ter um diálogo aberto com os condôminos é muito importante, afinal o síndico foi escolhido por eles e é à comunidade condominial que ele serve. Porém, é necessário antes estabelecer por quais canais essa comunicação se dará. O morador, por sua vez, deve ser informado de como deve proceder caso deseje se reportar ao síndico, por que meio deve enviar sua mensagem relacionadas a queixas sobre barulho, equipamentos quebrados, sugestões de melhorias, denúncias, avisos, reservas, etc.
Dicas de formas e lugares possíveis:
mural de informações em área de alto fluxo (como próximo ao elevador);
livro de ocorrências (o qual deve ficar na portaria, preferencialmente);
caixa do síndico (criar uma caixa postal com chave para os moradores depositarem mensagem em papel)
e-mail (fazer um endereço específico para o condomínio);
página na internet (há condomínios que possuem sites, blogs ou perfis em rede social como instagram ou facebook e usam esses meios para comunicação interna)
aplicativos como o WhatsApp, pode ser criado um grupo dos moradores, condôminos, síndico, conselho, etc…