Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul é mais um na série de “meses temáticos” que relembram a importância de se dar atenção à saúde em um determinado aspecto e vem, sim, consolidando-se e demonstrando bons resultados no que diz respeito a uma maior conscientização acerca de um tema relativamente pouco debatido: a saúde masculina.
Ao contrário da maioria das mulheres, que estatisticamente vão mais vezes ao consultório médico ao longo da vida, os homens costumam ser um pouco mais arredios quando o assunto é cuidar da própria saúde. Isso vem a ser um problema na prevenção de diversas doenças, uma vez que elas poderiam ser mais facilmente tratadas e até mesmo curadas se tivessem sido detectadas precocemente.
Sabendo que a prevenção é a melhor conduta, anualmente o mês de novembro é reservado para fazer alusão no Brasil e no mundo à importância da prevenção do câncer de próstata. A detecção precoce pode aumentar em 90% as chances de cura. No entanto, 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na prevenção. Essa é a bandeira da campanha do Novembro Azul.
A ação tem o objetivo de diminuir as resistências dos homens que ainda relutam em procurar um especialista para fazer os exames preventivos. Com a missão de levar informações como forma de desmitificar o assunto e quebrar tabus, o Novembro Azul foi abraçado por diversas instituições públicas e privadas a fim de conscientizar os homens sobre sua própria saúde.
O Câncer de Próstata é uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas. Esses sinais só aparecem em estágio avançado do câncer em 95% dos casos. Então o objetivo deve ser detectar a anormalidade antes mesmo que ela progrida. Para isso, exames preventivos frequentes são fundamentais: homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos.
O preconceito continua sendo o pior inimigo nessa luta, uma vez que ainda há muitos tabus e resistência para se realizar um dos exames essenciais para a prevenção do câncer de próstata: o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração.
Caso seja identificada alguma anormalidade, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o PSA (Antígeno Prostático Específico), o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise.