Você sente a região das costas doer ao final de um dia inteiro de trabalho? Queixa-se de cansaço mesmo após passar horas sentado? Antes de se preocupar excessivamente com a possibilidade de estar com alguma doença, saiba que muitos desses sintomas relacionados à dor nas costas se deve a maus hábitos posturais que a maioria das pessoas adota sem nem perceber e a simples correção da postura pode aliviar o desconforto sem necessidade de tratamentos mais invasivos.
Esse tipo de dor é atualmente a principal causa de afastamentos do trabalho no Brasil. Ela pode ter diversas causa e, obviamente, se mesmo após corrigir o modo de se posicionar ela persistir, deve-se buscar o atendimento com um médico especialista para investigar a situação e estabelecer a melhor conduta.
A coluna vertebral possui 4 curvaturas: cervical, torácica, lombar e sacral, as quais se equilibram para se ajustar aos movimentos normais da coluna. Se o indivíduo adota uma postura inadequada, que sobrecarrega um determinado ponto, as chances de que esse desequilíbrio resulte em dor – e futuramente até em algumas deformidades são grandes.
O ambiente de trabalho sobretudo para aqueles que desenvolvem atividades na posição sentada é o cenário onde geralmente se desenvolvem os maus hábitos de postura: debruçar-se sobre o computador, ficar corcunda para ler algo, manter as costas afastadas do apoio da cadeira, etc. Para profissionais que usam rotineiramente sapatos de salto muito alto também se verificam prejuízos nesse sentido.
O que pode ser melhorado? O uso de calçados confortáveis influencia positivamente para prevenir as dores nas costas. Adotar melhores posturas ao longo do dia também é fundamental. Confira dicas:
Evite cruzar as pernas ao deitar, visto que essa posição tensiona grupos musculares que podem levar a um quadro doloroso.