Desenvolvido para reduzir drasticamente o uso de cloro, que possui inúmeros malefícios conhecidos a saúde, os ionizadores são uma alternativa excelente no custo benefício para uma água cristalina e saudável.
O cobre é um material com capacidade incrível de eliminar bactérias ou vírus, e pode ser usado trazendo muitos benefícios a saúde. Essa afirmativa pode soar estranha, mas é a mais pura realidade, podendo até ser usado contra o Coronavírus. Suas propriedades antimicrobianas são capazes de eliminar bactérias e vírus em apenas alguns minutos.
O cobre pode e deve ser usado com mais frequência em ambientes onde há grande circulação de pessoas e incidência de doenças contagiosas, como hospitais, centros médicos, shoppings, piscinas em condomínios, entre outros.
Quando em contato com os Ions deste metal os micróbios têm a sua membrana exterior destruída por íons (partículas eletricamente carregadas) que são naturalmente liberados pelo cobre. Sem essa proteção, toda a estrutura interna do organismo fica exposta e também acaba sendo eliminada. Nesse processo, até mesmo o material genético do micróbio é danificado e isso significa que as possíveis mutações que ele tenha sofrido também não serão transmitidas. Esse processo pode acontecer em apenas alguns segundos, o que seria uma vantagem interessante contra os vírus e as bactérias, sem agressividade as pessoas.
A ionização foi escolhida pela NASA como tratamento de água nas viagens espaciais tripuladas a partir do Projeto Apollo. Hoje em dia a ionização é uma alternativa para tratamento de águas de piscina, ecologicamente correta. Empresas como Unilever e Nivea, também utilizam essa tecnologia de íons.
Com o intuito de aproveitar estas características ele é usado também nas piscinas, os ionizadores são equipamentos que funcionam de forma automática e podem ser programados junto com a bomba da piscina. Ao ser acionado, o ionizador gera íons na tubulação, que é levado até a piscina, realizando a sanitização da água. Estes íons estão constantemente sanitizando a piscina, mesmo depois de desligado.
É importante lembrar que os ionizadores não são oxidantes, então ainda será necessário um mínimo residual de cloro para 0,5 ppm para eliminar as matérias orgânicas como gorduras corpóreas, cremes etc. Porém esse é um mínimo residual, que já deixa a piscina livre dos malefícios do cloro, além de reduzir quase a totalidade o uso do cloro, e vamos que o cloro é um elemento químico que tem seu preço atualmente muito elevado.