Em um contexto de um mundo onde as relações são globalizadas, a tecnologia se faz presente em todas as áreas e mercados. Smartphones, smart TVs, softwares e aplicativos representam ferramentas já utilizadas para diversas atividades diárias. E um dos segmentos no qual o uso dessas ferramentas e sistemas digitais cresce de maneira notável é a administração de condomínios.
A relação entre os síndicos e condôminos tornou-se mais transparente. Para o auxílio da gestão e facilitação do controle de despesas, é possível encontrar na internet aplicativos e programas que ajudam o síndico. Esses programas agilizam a comunicação entre os moradores e o síndico e proporcionam mais produtividade para a execução dos trâmites financeiros.
A maioria dos aplicativos são pagos, mas os síndicos podem recorrer a versões gratuitas. As duas principais ferramentas disponíveis sem custo são a King Condo e a Adcond Administração de Condomínios na sua versão básica. Segundo Osvaldo Saraiva, supervisor da filial de uma das empresas responsáveis por desenvolver programas para administração de condomínios, a gestão se torna muito mais fácil.
“Por exemplo, no processo de pagamento dos encargos do condomínio é um ‘vai e vem’ de malotes e documentos e cada etapa está sujeita a um deslize humano”, comentou. Alguns dos aplicativos podem ser baixadas para celulares e tablets, facilitando ainda mais o acesso aos programas.
Plataformas desse tipo eliminam uma barreira nas tarefas do dia da administração condominial ao assumirem a parte de armazenamento e controle dos dados e informações. A tecnologia aplicada no mercado de gestão de condomínios proporciona mais autonomia para os moradores, torna a relação com o síndico mais próxima e evita os conhecidos conflitos da vivência em condomínios.
Recursos disponíveis na maioria dos programas
– Controle de consumo de gás, água, luz etc,
– Assembleias
– Controle de Chamados
– Comunicados
– Controle de portaria
– Contas a pagar e receber
– Edição de documentos online
– Edição de planilhas online
– Mensagens públicas e privadas
– Reserva de recursos
– Agenda
– Obras e ações
– Achados e perdidos