No último ano, o isolamento social confirmou e acelerou a tendência de mercado ao trabalho home office. Assim, com mais gente em casa durante o dia, os condomínios registraram um aumento considerável no consumo de água e, consequentemente, nos gastos condominiais
A grande concentração de pessoas dentro do condomínio em função da pandemia elevou gastos como água, luz, higiene e limpeza. Porém, a arrecadação em muitos casos teve queda em função do agravamento da crise econômica, resultando em inadimplência. Portanto, onde existem gastos altos e baixa arrecadação, o grande desafio dos moradores é conseguir economizar. Um método rápido e eficaz de reduzir os custos e evitar desperdícios de água é adotar uma ferramenta de gestão primordial ao condomínio: a medição individualizada.
Confira as vantagens da instalação de hidrômetros individuais e o que esse investimento traz para os imóveis:
“A partir de machine learning, uma tecnologia em que os medidores “aprendem” os hábitos de consumo dos moradores, os custos da implantação da medição individualizada em condomínios também ficaram mais baratos”, explica Marcos Rizzo, engenheiro elétrico e CEO de uma empresa de tecnologia voltada para eficiência hídrica e energética.
Para garantir um serviço seguro, econômico e de qualidade e aproveitar todos os benefícios que a individualização de água pode trazer a seus moradores, o ideal é contratar empresas que desenvolvam projetos personalizados, de acordo com as necessidades do condomínio. O indicado é pesquisar empresas que utilizem sistemas e equipamentos modernos e que atendam aos regulamentos técnicos de companhias de saneamento ou implementem a autogestão do consumo de água.