Os cuidados com a alimentação, o corpo e a saúde de um modo geral estão em bastante evidência. Em relação ao condicionamento físico, um tipo de atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos é o treino funcional. Nos condomínios, essa modalidade de atividade física também ganha espaço, com ambientes e equipamentos específicos para a prática.
A metodologia do treinamento funcional é diferente da musculação tradicional na academia e já deixou a monotonia de lado e tornou a atividade física algo mais agradável e divertido. O treino é montado de modo a trabalhar diferentes habilidades físicas associadas a vários exercícios típicos de nosso dia a dia.
Agindo sobre diferentes grupamentos musculares, busca-se trabalhar principalmente, força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e capacidade respiratória. Os resultados aparecem em pouco tempo, com visível tonificação muscular e grande gasto energético – gastam-se cerca de 500 calorias em aproximadamente 45 minutos de exercício.
O princípio da modalidade é utilizar o próprio peso corporal para exercitar-se e fazer isso recorrendo a movimentos básicos que qualquer pessoa naturalmente já sabe fazer: correr, pular, andar, puxar, girar, empurrar e agachar. O objetivo é tirar a pessoa dos movimentos costumeiros com eixos definidos, como geralmente acontece na musculação.
O método é recomendado para todas as idades (inclusive maiores de 60 anos), desde que haja acompanhamento de um profissional e é nesse ponto que muitos condomínios têm investido no treino funcional como opção de atividade para melhorar a qualidade de vida de seus moradores.
O essencial é a contratação de um professor habilitado para a atividade. O local para o treino funcional não tem muitas exigências, mas deve ser amplo, podendo ser realizado tanto na sala de ginástica (se o prédio já possuir uma) ou na quadra poliesportiva.
Os equipamentos normalmente são de baixo custo, “obstáculos” e acessórios para dinamizar o exercício: como bolas, cones, pneus, cordas, minitrampolim, fita de suspensão, kettelbell, etc.
Confira benefícios do treino funcional: Tonificação muscular, melhora da consciência corporal e postural, aquisição de força e equilíbrio, diminuição da incidência de lesões, melhora da resistência cardiovascular, emagrecimento, aumento da flexibilidade, dentre outros benefícios.