Eles são uma presença praticamente unânime em todos os edifícios, seja compondo um ambiente como hall ou corredor dando maior profundidade às paredes, dentro de elevadores para dar mais conforto e tornar o espaço reduzido menos claustrofóbico ou apenas como elementos decorativos. Os espelhos podem servir para todas essas finalidades citadas, além de – é claro – servir para que as pessoas que passam por ele vejam seu próprio reflexo.
Eles precisam de manutenção e limpeza adequadas para ter uma vida útil prolongada sem ficarem feios, com manchas, descascando ou trincados. Boa parte das avarias causadas a eles são decorrentes de falhas na limpeza, causadas por desconhecimento da maneira adequada de fazer. Muitas pessoas tendem a higienizá-los da mesma forma que o fazem com vidros ou azulejos, porém os espelhos são especiais.
Produtos de limpeza comum costumam ser ácidos ou alcalinos em excesso, e os espelhos precisam de neutralidade. Descarte tudo que contiver água sanitária, cloro, amônia e passe longe dos abrasivos, aqueles que possuem partículas esfoliantes de limpeza pesada. Isso tudo vai arranhar, manchar, atacar as bordas e a tinta protetora do espelho.
A recomendação de vetar produtos de limpeza abrasivos se aplica também a qualquer instrumento áspero com o qual se queira esfregar a superfície espelhada: buchas, palha de aço, escovão, vassouras. Isso tudo vai causar avarias irreversíveis, tornando o espelho opaco, o que o faz perder sua capacidade de refletir imagens com fidedignidade.
E qual é a maneira correta de fazer a higienização? Muito mais simples e econômico do que você pode imaginar! Primeiramente basta retirar o excesso de poeira passando um espanador delicadamente na superfície. Após esse passo, use um pano macio (parecido com fralda) umedecido com água morna limpa. Passe-o em toda a superfície, detendo-se com maior vigor nas áreas mais engorduradas.
O uso do álcool é bastante comum e não chega a ser contraindicado, porém é desnecessário. A água limpa em uma temperatura morna por si só já é capaz de fazer a limpeza correta. Após passar o pano úmido, use em seguida um outro pano igualmente macio e seco para ir enxugando o que ficou molhado.
Dicas importantes: não use em espelhos produtos indicados para limpeza de vidros, pois não terá o mesmo efeito desejado, podendo até danificar o espelho. Jamais borrife qualquer liquido diretamente no espelho. Opte por borrifar primeiro no pano macio e em seguida passá-lo no espelho.
Deve-se evitar ao máximo molhar as bordas do espelho e, mais ainda, deixar escorrer água ou qualquer produto para a parte de trás do mesmo. Caso isso ocorra, é indicado recorrer a um ventilador ou secador de cabelos ligado no modo frio para ajudar a secar. A umidade é corrosiva ao espelho, isso é o que faz surgirem aquelas manchas acinzentadas, dando um aspecto de descuido.