Crianças saudáveis possuem muita energia para brincar e é recomendável que se explorem suas potencialidades, seja por meio de esportes ou brincadeiras individuais ou coletivas, estimulando a interação com outras crianças. Contudo, dentro do condomínio, essas atividades devem seguir regras, para garantir a segurança dos pequenos e também preservar a rotina do prédio. Confira dicas de cuidados para evitar acidentes:
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui a NBR 16071-7:2012 a qual dispõe sobre regras para inspeção, manutenção e utilização dos playgrounds – os conhecidos “parquinhos” de criança. Tais normas técnicas devem ser seguidas a fim de evitar acidentes envolvendo essa estrutura que é de responsabilidade do condomínio.
Não é aconselhável que crianças brinquem dentro ou próximo das garagens do condomínio, uma vez que há circulação de veículos, trazendo o risco de atropelamentos. Os condutores de carros ou motos também devem ter muita atenção dentro das garagens e controlarem a velocidade para evitar acidentes.
O ideal é que as crianças não tenham acesso à piscina sem estar acompanhada por um adulto responsável. Para isso, é recomendável que esse ambiente de lazer do condomínio esteja de certa forma isolado, com cerca e um portão, por exemplo. Brincadeiras ao redor da borda escorregadia da piscina devem ser proibidas, para evitar quedas.
Telas de proteção são importantes para aberturas em lugares altos. Elas devem ser instaladas por profissionais, usando materiais resistentes à tração e ressecamento. Essa proteção é importante para evitar quedas e possíveis acidentes fatais.
Deve-se evitar que crianças com menos de 10 anos usem o elevador sem estar acompanhada de um adulto. Além disso, outros cuidados ajudam a diminuir as chances de acidentes: colocação de placas de advertência no térreo durante a manutenção, desligamento da chave geral, para o elevador não andar enquanto sofre os reparos. Também é uma boa medida pedir para o porteiro comunicar as unidades para interromper o uso.
Este também não é um local adequado para brincadeiras, devido ao risco de quedas e também por obstruir a passagem de outros moradores. As crianças devem ser orientadas a não irem para as escadas do condomínio.