Publicado em 10/03/2025
O Sindicon MG realizou nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2025 mais uma edição do Curso de Formação de Síndicos – Direito Condominial na Prática, com o advogado paulista especializado em direito condominial, Thiago Natalio de Souza. Esse é um dos eventos mais procurados pelos síndicos de Belo Horizonte e região pelo alto nível da qualidade do conteúdo.
Quem participou pode comprovar, na prática, como é complexa a função de síndico de condomínio atualmente. Ao longo dos dois dias de curso, os participantes puderam aprofundar em temas como: inadimplência, condômino antissocial, tipos de assembleia, responsabilidades do síndico, como exercer a profissão de síndico, locação por aplicativo, etc.
Para o advogado Tiago Natálio, mais do que passar conteúdo, o objetivo do curso foi preparar os síndicos para responderem as questões que se apresentam no dia a dia da administração condominial. “A realidade do Brasil é que ainda temos uma grande maioria de síndicos moradores (orgânicos) atuando nos condomínios e eles precisam ter uma base de conhecimento muito boa, pois eles estão administrando bens de terceiros e a responsabilidade é muito elevada”.
Wânia Serra, síndica do condomínio Ercília, no bairro Cidade Nova, fez o curso pela primeira vez. Segundo ela, o curso é uma oportunidade para se atualizar. “Antigamente a gente pagava as contas e estava tudo certo. Hoje existem muitas Leis que você tem que saber para evitar uma multa ou algum tipo de responsabilização. No meu condomínio passei por uma situação muito delicada: contratei um pintor, fui adiantando alguns valores e depois ele abandonou o serviço. Não foi por má-fé, todos no condomínio me apoiaram e fui atrás do prestador de serviço e ele está me pagando o que recebeu. E, com esse curso, esperou obter respostas para essas e outras situações em que o síndico pode ser responsabilizado” comentou.
Para o presidente do Sindicon MG, o advogado Carlos Eduardo Queiroz, a realização do curso de preparação de síndicos é mais uma ação do sindicato em prol da categoria. “O Sindicon está cumprindo seu papel de representante legal dos condomínios, aqui na figura dos síndicos, e tem realizado esse curso com o objetivo de preparar os síndicos e síndicas para atuarem na função. Tenho percebido que no mercado de Belo Horizonte os síndicos estão mais atentos a essas questões de legislação, manutenção e administração condominial que ficaram bastante complexas ao longo dos últimos anos. E, ver esse auditório cheio, significa que estamos cumprindo nosso papel em auxiliar os síndicos no sentido de dar uma formação para atuarem nessa função que é fundamental para o bom funcionamento dos condomínios” argumentou.