A Prefeitura de Belo Horizonte vai realizar, entre os dias 1º e 4 de março, um grande esquema de trânsito para a programação de blocos do Carnaval 2025. Na Área Central, no Santa Tereza, na Pampulha e na Avenida dos Andradas serão delimitadas áreas para os desfiles de blocos, criando assim uma estrutura de interdições de vias e desvios no trânsito durante todo o período do carnaval. O objetivo é garantir o desfile seguro dos foliões e também preservar a mobilidade e minimizar os impactos para quem precisa se deslocar na capital durante esse período.
Carnaval na Área Central
Cinco áreas na região Central (Hipercentro, Floresta, Av. Brasil, Savassi e Barro Preto) terão as vias interditadas a partir das 10h de sábado (1).
Nas áreas do Hipercentro, Savassi e Av. Brasil, o fechamento será realizado durante todo o período entre 1º e 4 de março, 24 horas. As áreas nos bairros Floresta e Barro Preto terão liberação às 23h. Os detalhes e os mapas estão disponíveis no Portal da Prefeitura.
Confira a programação:
Hipercentro, Savassi e Av. Brasil – Vias fechadas a partir de 10h de sábado (1) até as 23h de terça-feira (4).
Floresta e Barro Preto – Vias fechadas a partir das 10h de sábado (1), até as 23h do mesmo dia. No domingo (2), segunda-feira (3) e terça-feira (4), os fechamentos serão entre 6h e 23h.
Acesso à Área Hospitalar
Garantir o acesso à área hospitalar, próxima ao Centro da cidade, é prioridade na operação do Carnaval. A circulação será pela Avenida do Contorno, acessando a rua Maranhão (próximo ao Hospital da Polícia Militar), também pelas avenidas Francisco Sales, Augusto de Lima e a Rua dos Caetés (após os desfiles de sábado). Todo esse trajeto estará livre para o tráfego de veículos e os agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal, Polícia Militar) irão preservá-lo durante os deslocamentos dos blocos. Cabe destacar que os serviços de emergência vão utilizar essas rotas, portanto, a preferência deve ser sempre para ambulâncias e viaturas. Confira o mapa no Portal da Prefeitura.
Acesso local nos bairros
Nas áreas interditadas pela BHTrans será permitido o trânsito local dos moradores e comerciantes. Situações de emergência serão preservadas com o auxílio dos agentes da BHTrans e da Guarda Municipal. Não será permitido estacionar nas ruas interditadas para o desfile dos blocos, evitando situações de risco aos foliões e também danos aos veículos.
Faixas serão implantadas para orientar os motoristas, moradores e comerciantes nas proximidades das áreas reservadas para desfile dos blocos.
Tecnologia como Melhor Rota
A recomendação é que os motoristas priorizem a Av. do Contorno, que estará liberada para o trânsito e o transporte coletivo. Com o uso de aplicativos de mobilidade, como o WAZE