Inspeção Predial Total: a valorização do seu condomínio começa com ela

Inspeção Predial Total: a valorização do seu condomínio começa com ela

Por Evandro Diniz

Publicado em 04/10/2024

Segundo a Norma NBR 16747 da ABNT, “inspeção predial é um processo que visa auxiliar na gestão da edificação e, quando realizada com periodicidade regular, contribui com a mitigação de riscos técnicos e econômicos associados à perda do desempenho”.

Ainda segundo a Norma, a Inspeção tem como objetivo “constatar o estado de conservação e funcionamento da edificação, seus sistemas e subsistemas, de forma a permitir um acompanhamento sistêmico do comportamento em uso ao longo da vida útil, para que sejam mantidas as condições mínimas necessárias à segurança, habitabilidade e durabilidade da edificação”.

É neste sentido que podemos dizer que a Inspeção Predial Total é uma radiografia do prédio.

Ao realizá-la, o Engenheiro observa absolutamente tudo que o prédio tem como problema ou, ainda, como potencial problema e apresenta ao Condomínio um Laudo de Inspeção Predial Total, no qual ele define, de modo técnico e objetivo, as intervenções necessárias e uma ordem de prioridades, gerando, assim um Plano de Manutenção Predial.

Pelo ralo – Na nossa realidade, infelizmente, é muito comum que os condôminos se atentem mais àquilo que lhes é visível e que lhes incomoda no dia a dia, e exijam do síndico e do conselho providencias imediatas que, muitas vezes, sequer são prioritárias frente aos problemas “escondidos” da edificação. Isto resulta no mau uso dos recursos financeiro dos Condomínios, que, normalmente, já são bastante escassos.

Não é raro observar condomínios consumindo recursos com reforma de embelezamento de hall de entrada, quando há questões de segurança sendo negligenciadas porque não são visíveis no dia a dia, como por exemplo a falta de escadas do tipo marinheiro para acesso às partes mais altas da edificação ou até a falta do AVCB – Auto de Vistoria do Corbo de Bombeiros por não atendimento mínimo das exigências normativas da corporação que são potencialmente riscos à vida dos usuários.

Antecipação – Além das questões de segurança, outro aspecto a ser observado é que a Inspeção Predial Total é uma forma efetiva de o Condomínio economizar recursos financeiros, pois, ao constatar os potenciais problemas, antes deles efetivamente ocorrerem, ela já recomenda ações para interromper sua evolução, evitando custos de reparos mais expressivos adiante.

Assim, para que os condomínios se mantenham conservados e em condições ideais de segurança e saúde e, ainda, para que façam o melhor uso dos seus recursos financeiros, é primordial que promovam a Inspeções Prediais Totais com periodicidade regular como recomenda a Norma NBR 16747 da ABNT.

*Engenheiro e diretor da Septem Engenharia – septem@septem.eng.br