Conheça 7 erros comuns que podem ser evitados na gestão do condomínio

Conheça 7 erros comuns que podem ser evitados na gestão do condomínio

Tratar de dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil. Tratar do dinheiro dos outros, então, pode ser ainda mais difícil. Por isso, cuidar das finanças do condomínio é um desafio e todo cuidado é pouco para evitar que erros aconteçam.

 

Desse modo, os síndicos devem ter, primeiramente, um bom planejamento financeiro, e manter o controle das contas dos condomínios para que, assim, a gestão apresente bons resultados não apenas nas obrigações e atividades ordinárias, mas também nas benfeitorias, serviços, manutenções do empreendimento e na qualidade de vida dos condôminos.

 

Controle – Nesse sentido, se você é síndico, preste atenção neste conteúdo e veja quais são os principais erros na gestão financeira e o que fazer caso algum gasto ultrapasse o orçamento prévio do empreendimento. Cabe ao síndico cuidar das finanças do condomínio. E para que nada saia do controle, na Assembleia Geral Ordinária é definido um orçamento anual que deve ser seguido pelo síndico, mantendo, assim, os gastos dentro do previsto.

 

Entretanto, quando isso não acontece, seja por um pequeno erro ou um gasto extra com algum imprevisto, isso pode virar um problema maior e comprometer a saúde financeira do condomínio. Confira quais são os principais erros a serem evitados:

 

1 – Não ter uma previsão orçamentária ou fazê-la sem critérios técnicos;

2 – Não fazer acompanhamento orçamentário mensal;

3 – Não manter o fundo de reserva;

4 – Não controlar a inadimplência dos condôminos;

5 – Não ter controles financeiros eficientes;

6 – Não utilizar os índices adequados para os reajustes das despesas;

7 – Não manter uma boa comunicação sobre as finanças com os condôminos.

 

Acompanhamento – Não apenas o síndico, mas o conselho e os condôminos devem acompanhar diligentemente as contas do condomínio. O síndico, no mínimo uma vez por semana deve checar o fluxo de caixa pelo site ou aplicativo da administradora ou do banco, pois ao menor sinal de desequilíbrio – como uma grande variação da média de gasto de um item de despesa ou de um grupo de conta -, já deve intervir e tomar alguma medida para conter o problema.

 

Da mesma forma, mas talvez com uma frequência mais espaçada, o conselho deve monitorar as contas e apresentar sua visão mais macro da situação. Já aos condôminos cabe conferir o balancete mensal que vem junto com a cota condominial – se tiver dúvidas, não deve hesitar em perguntar à administradora ou ao próprio síndico.

 

Erros na gestão financeira do condomínio podem acontecer e a melhor maneira de evitá-los é o monitoramento constante. E quando surgir um problema, encará-lo e resolvê-lo rapidamente, compartilhando com o conselho e também com os condôminos, que devem estar sempre bem informados sobre tudo o que acontece na gestão, principalmente a financeira.