Marketing para o Síndico Profissional

Marketing para o Síndico Profissional

Por Aníbal Lamego

publicado em 13/02/2025

 

Marketing é o conjunto de estratégias e ações que o síndico profissional usa para atrair clientes e vender seus serviços. Isso inclui entender o que os condomínios precisam, quais os principais problemas e soluções propostas.

O Mercado

De acordo com a Associação Brasileira de Síndicos e Síndicas Profissionais (ABRASSP), o país contava com mais de 420 mil síndicos em atividade em 2024. Deste número, apenas 5,2% dos síndicos fazem desta função a sua atividade profissional e remunerada.

Embora, atualmente, não haja um número exato disponível sobre a quantidade total de prédios em Belo Horizonte, podemos estimar a existência de um mercado imenso na região.

De acordo com o Censo Demográfico de 2022, a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) possui uma população total de 5.733.783 habitantes. Desse total, 5.128.282 residem nos 34 municípios que compõem a RMBH propriamente dita, enquanto os 16 municípios do Colar Metropolitano abrigam 605.501 pessoas.

Por que Contratar um Síndico Profissional?

O síndico profissional deve entender o seu valor para o condomínio contratante. As principais razões para se contratar um síndico são:

1.      Gestão Especializada

Um síndico profissional possui conhecimento técnico sobre administração condominial, legislação, finanças e manutenção predial, evitando erros comuns de gestão.

2. Redução de Conflitos

Síndicos moradores podem enfrentar dificuldades ao lidar com conflitos entre vizinhos. Um profissional age com imparcialidade e baseia suas decisões em regras e normas do condomínio.

3. Transparência Financeira

Com experiência em contabilidade e administração, um síndico profissional pode organizar melhor as finanças do condomínio, reduzir desperdícios e prevenir fraudes.

4. Mais Tempo para os Moradores

Síndicos moradores muitas vezes acumulam responsabilidades pessoais e profissionais, o que pode prejudicar a gestão do condomínio. Um síndico profissional dedica tempo integral à administração.

5. Manutenção Preventiva

A experiência de um síndico profissional permite a implementação de um planejamento de manutenção adequado, evitando custos elevados com reparos emergenciais.

6. Gestão Profissional de Fornecedores

Negocia contratos, acompanha serviços e garante que prestadores de serviços cumpram suas obrigações com qualidade e custo-benefício.

7. Cumprimento das Leis e Regulamentos

Um síndico profissional está atualizado sobre normas condominiais, legislação trabalhista e tributária, reduzindo o risco de problemas jurídicos para o condomínio.

8. Uso de Tecnologia e Inovação

Muitos síndicos profissionais utilizam softwares de gestão para melhorar a comunicação com os moradores, otimizar processos e tornar a administração mais transparente.

9. Foco na Valorização do Condomínio

Uma gestão profissional melhora a conservação do prédio, mantém as contas equilibradas e garante um ambiente harmonioso, aumentando o valor dos imóveis.

10. Gestão de Emergências

Em casos de crises como incêndios, vazamentos ou problemas estruturais, um síndico profissional tem experiência para agir rapidamente e minimizar danos.

Esses fatores tornam a contratação de um síndico profissional uma opção vantajosa para condomínios que buscam uma administração eficiente e sem conflitos.

Elaborando uma Proposta de Valor

Uma proposta de valor é a promessa central que um profissional ou empresa de gestão faz ao seu público-alvo sobre os benefícios e diferenciais de seus serviços. Ela responde à pergunta:

“Por que um condomínio deveria me escolher em vez da concorrência?”

Elementos-chave da Proposta de Valor

  1. Benefício principal – O que o cliente ganha ao escolher seus serviços?
  2. Diferencial competitivo – O que torna você ou sua empresa única e melhor que as alternativas?
  3. Relevância para o público-alvo – Como sua oferta resolve as dores e necessidades dos clientes?

Exemplo de Proposta de Valor

  • Gestão eficiente e transparente para seu condomínio, garantindo economia, segurança e valorização do patrimônio. Como síndico profissional, ofereço administração imparcial, otimização de custos, conformidade legal e um ambiente harmonioso para todos os moradores”.
  • Seu condomínio merece uma gestão dedicada e sem conflitos. Com minha experiência como síndico profissional, ofereço soluções eficientes, redução de despesas e um ambiente mais tranquilo para os moradores.”
  • Como síndico profissional, ofereço uma gestão ágil e sem complicação, com total foco na transparência financeira, manutenção preventiva e atendimento dedicado, para que você e os moradores desfrutem de um condomínio mais organizado e bem cuidado.”

Promovendo os Serviços do Síndico Profissional

Não basta ser um excelente profissional. É necessário que seu público-alvo saiba disso!

Uma das formas mais tradicionais e sem custo é o marketing orgânico “boca a boca”. Isto é, indicações de clientes que ficaram satisfeitos e estão dispostos a recomendar seus serviços.

Por exemplo, no Perfil Empresarial do Google (antigo Google Meu Negócio), podemos avaliar as empresas das quais compramos produtos ou serviços. A Amazon, oferece avaliações de todos os produtos. Isso serve como um “boca a boca” digital, pois as avaliações de clientes são mais confiáveis do que o discurso do fornecedor.

Caso o síndico profissional não tenha presença online, é crucial que o faça. Em um mundo cada vez mais digital é necessário estar presente nos canais mais significativos para ser encontrado. Por exemplo, atualmente o custo para construção de um site profissional é bastante acessível. No site deve constar depoimentos e pesquisas de satisfação dos clientes.

A presença em redes sociais como Instagram, pode ajudar, principalmente se o síndico profissional tiver a capacidade de publicar vídeos com dicas sobre gestão condominial.

Além a divulgação orgânica, o síndico profissional pode fazer publicidade paga em diversos canais como: no Jornal do Síndico, no Google, nas Redes Sociais.

Conclusão

O mercado para o síndico profissional tem um potencial muito grande a ser explorado. No entanto, é necessário ter uma estratégia de prospecção ativa nas redes sociais e canais de publicidade.

 

O Autor

Anibal Lamego, consultor de marketing na agência  JR Lamego em Belo Horizonte, liderando projetos de sucesso, ajudando empresas de diversos setores a aumentar sua visibilidade e resultados online.